De repente, 35

Quando eu era pequeno, achava que 35 era idade de gente velha. Era quando as pessoas já tinham carro, fediam a cigarro, estavam casadas, com filhos, cheias de contas, rugas e cabelos brancos. Repetiam conversas sérias acerca dos mesmos assuntos chatos, jogavam baralho e viviam preocupadas e/ou reclamando, com suas opiniões formadas sobre tudo e seus julgamentos prontos, inclementes e infalíveis.

Minha mãe, não. Fatoca tinha um fusquinha e fumava, é verdade, mas era impetuosa e cheia de energia: saía pra balada, ria alto, resolvia viajar da noite pro dia… Se jogava na vida. E eu achava o máximo, claro.

Hoje, amanheço com os meus próprios 35 anos completos (e mais um dia, vá). Sou pedestre e antitabagista convicto, solteiro e recém desempregado por opção. De filhas, só minhas plantas. Tenho contas, mas todas elas solvíveis no curto prazo. Tenho rugas, mais por tanto sorrir que por qualquer preocupação ou tristeza. Tenho cabelos brancos – e pelos ornando, por todo canto, ai – que já aceito como beleza da idade, e não me faltam aprovações a eles, felizmente. Adoro um papo sério, mas as bobeiras estão na agenda de todo dia pra garantir a sustentável leveza do ser. Jogo baralho, jogo conversa, jogo charme. Me julgo suficientemente sábio para declarar que minhas opiniões são passíveis de revisão – e serão sempre, bastando, para isso, argumentação razoável e respeito mútuo. Saio pra balada, gosto de rir muito e alto, viajo, viajo, viajo.

Ainda sou pequeno, as pernas resolveram não esticar tanto… mas sou um grande homem. Grande porque penso, grande porque faço, grande porque amo. E recebo muito amor, motivo da minha imensa e irrefreável alegria de viver.

Cheguei aos 35, e os 35 me chegaram com uma cara e umas cores que eu não imaginava em outro tempo. Mas, vou te contar, tá bom DEMAIS assim!

(texto de 10/09/2012)

Diga lá!

